Há quase 90 anos, reunia-se à convite de Dona Joaquina Eugênia de Carvalho, um grupo de pessoas imbuídas do ideal espírita cristão. Essa reunião foi realizada na residência da referida senhora, localizada na Rua Dr. Alfredo Ramos, nº 15, precisamente, no dia 15 de novembro de 1932 e, sob a luz do Plano Maior, foi fundado o Centro Espírita "Amor a Jesus".

Em 19 de novembro de 1932, foi elaborado o seu Estatuto e, posteriormente, aprovado na primeira Assembléia Ordinária, realizada no dia 20 de dezembro de 1932, que constou também em sua pauta, com a eleição da PRIMEIRA Diretoria Administrativa, que ficou assim constituída: Presidente: Barnabé Narvaes; Vice-Presidente: Olintho de Carvalho; 1º Secretário: Leon da Rocha Paris; 2º Secretário: Antonio de Araújo; 1º Tesoureiro: João Parente; 2º Tesoureiro: Joaquina Eugênia de Carvalho.

Por motivos desconhecidos, após o desencarne de Dona Joaquina, sua sede foi transferida para a Rua do Carmo, nº 217 (atualmente Rua Dr. Pompílio Mercadante), isto em meados do ano de 1937, onde permaneceu até o ano de 1942, quando foi novamente transferida para o nº 50, da mesma rua.

Três anos depois, ou seja, em 1945, como já vinha prestando sua colaboração à Associação Humanitária "Amor e Caridade", o Centro Espírita "Amor a Jesus", aceitando o convite formulado pelo Capitão José Neves Bicudo, fundador daquela entidade filantrópica, transferiu-se para suas dependências, localizadas na Rua Cônego José Bento, nº 579, sendo o novo número do prédio, 567, terminando, assim, sua peregrinação, que durou 13 anos.

Em reunião conjunta das duas Diretorias, Associação Humanitária "Amor e Caridade" e Centro Espírita "Amor a Jesus", realizada em 29 de junho de 1947, para tratar da construção da sede própria do Centro, depois de várias sugestões, a da senhora Maria Auxiliadora, foi aprovada por unanimidade. Conforme transcrição em ata, a Associação Humanitária autorizava a permanência do Centro em sua propriedade, por tempo indefinido.

Em 23 de novembro de 1947, novamente, as Diretorias em conjunto se reuniram, desta vez, para prestação de contas das despesas relativas à construção, anteriormente autorizada. Era o primeiro prédio do Centro Espírita "Amor a Jesus"- sua sede própria.

Em 22 de abril de 1951, mais uma vez, as duas Diretorias fizeram uma reunião em conjunto. A Diretoria do Centro manifestava, na oportunidade, o desejo de adquirir um terreno vizinho ao da Associação, para construir uma nova sede, porém, conforme relatado em ata, a Diretoria da Associação Humanitária, antecipando tal fato, adquirira um terreno vizinho ao seu e, oferecia-o para a concretização dos anseios dos trabalhadores do Centro Espírita "Amor a Jesus".

A autorização, com a demarcação da área onde seria erguida a nova sede do Centro, teve a data de 25 de janeiro de 1953, como marco. Em uma reunião extraordinária da Associação Humanitária, a Sra. Presidente Leonor Máximo, em nome de todos os outros diretores, autorizou a nova construção.

Com a presença de mais de duzentas pessoas, em 17 de julho de 1954, foi inaugurada a nova sede do Centro Espírita "Amor a Jesus".

Em meados  de 1961, foram realizadas campanhas para angariar fundos para a aquisição de enxovais de crianças de mães necessitadas.  Em consequência dessas campanhas ao longo dos anos e, também  da assistência fornecida naquela época, à Associação Humanitária, em 18 de abril de 1968, foi criado o Departamento de Assistência Social.

Em 13 de março de 1992, em reunião departamental, decidiu-se que, a partir do dia 18 de abril de 1992, passaria a chamar Departamento de Assistência Social "Eurípedes Barsanulfo". 

A finalidade do Departamento de Assistência Social "Eurípedes Barsanulfo" é prestar o culto da assistência aos necessitados material, moral e espiritualmente, dispensando-lhes, por todos os meios ao seu alcance e, na medida do possível, alimentação, agasalho, auxílio do passe ou do ensinamento e, outras necessidades,  quando solicitado comprovadamente e dentro das disponibilidades; orientar as famílias assistidas para encaminhar seus filhos às aulas de evangelização da infância à Luz da Doutrina Espírita.

Dia 16 de outubro de 1997, conforme escritura pública de compra e venda, novamente, o Centro Espírita "Amor a Jesus" e a Associação Humanitária se uniram para a aquisição de um terreno com 753 m2 na rua Capitão José Neves Bicudo, nº 274, em frente ao portão lateral da Associação, com um só objetivo: construir uma nova sede para o Centro, com o intuito de atender, com mais conforto, àqueles que o procuravam e, ao mesmo tempo, transformar o prédio atual em novas dependências para os abrigados da Associação.

No ano de 1998, teve início a limpeza, terraplanagem e a construção do novo prédio com 650m2, onde um amplo salão poderia receber os visitantes e, espaçosas salas estariam à disposição de todos àqueles que optassem por estudar a Doutrina Espírita.

No ano de 2001, o Centro Espírita Amor a Jesus transferiu-se para a sua sede própria, sito na Rua Capitão José Neves Bicudo, nº 274.